quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Young Mother Sewing" (1900), de Mary Cassatt (1844-1926).

Pintora norte-americana nascida em Pittsburgo, depois radicada em França. Conheceu pintores como Manet, Monet, Morisot, Renoir, Degas e Pissarro, sendo que Degas foi seu marido. Devido a influência de Degas, seus trabalhos foram marcados com ênfase no estilo suave ou lírico da pintura. Integrou-se em Paris no grupo de pintores impressionistas. Foi amiga da pintora Berthe Morisot. Deixou uma obra extensa e é um dos nomes grandes do Impressionismo.

(Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_cassatt; http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/cassat.html)

Cada qual de nós, seja onde for, está sempre construindo a vida que deseja.Existência é a soma de tudo o que fizemos de nós até hoje.Toda melhoria que realizarmos em nós, é melhoria na estrada que somos chamados a percorrer.Toda idéia que você venha a aceitar influenciará seu espírito; escolha os pensamentos do bem para orientar-lhe o caminho e o bem transformará sua vida numa cachoeira de bênçãos.Se você cometeu algum erro não se detenha para lamentar-se; raciocine sobre o assunto e retifique a falha havida porque somente assim, a existência lhe converterá o erro em lição.Muito difícil viver bem se não aprendemos a conviver.A vida por fora de nós é a imagem daquilo que somos por dentro.Viver é lei da natureza, mas a vida pessoal é a obra de cada um.Toda vez que criticamos a experiência dos outros, estamos apontando em nós mesmos os pontos fracos que precisamos emendar em nossas próprias experiências.Seu ideal é o seu caminho, tanto quanto seu trabalho é você.
ANDRÉ LUIZ (Respostas da Vida, cap. 15)





Escultura em madeira (casca de cajazeira)
Medidas: 11,5 x 1,5 x 3,0 cm (talha em madeira)
9,0 cm de diametro (base em gesso)
Mais uma das miniaturas que fiz esculpindo a casca da árvore cajazeira. Para talhar estas peças me utilizo de bisturis cirúrgicos que me permitem atingir razoável riqueza de detalhes.

Palas



Escultura em madeira (casca de cajazeira)
5,5 x 2,0 x 2,5 cm

Esta pequenina escultura fiz em 2002 utilizando bisturis cirúrgicos para talhar a madeira.

Muito inteligente, Palas Atena foi a deusa das Invenções, sempre procurando ajudar a humanidade. Também esteve ligada ao surgimento da ciência e procurou ensinar a todos os mistérios da matemática, da astronomia, da medicina, da construção naval e a arte de tecer e bordar, sendo também chamada de Deusa do Artesanato. Freqüentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria, seu pássaro favorito cujo olhar rompe as trevas e com o conhecer penetra na obscuridade das coisas. A deusa Palas Atena é, portanto, o símbolo da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa.

Ponto cruz - "No calor da cozinha"



Sou afixionada em ponto cruz e bordei este quadro.

Fonte: Revista "Las Labores de Ana" nº94 Publicação Mensal (Grandes quadros)

Ponto cruz - "Pássaro no ninho"



Este motivo de bordado está originalmente publicado como uma almofada, mas eu preferi utilizá-lo como quadro. Adoro bordar em ponto cruz!
Dimensões: 34 x 34 cm

 
Fonte: revista "Linhas & pontos", nº 8, mensal - junho 2007

domingo, 2 de novembro de 2008

Re(i)cantos do universo

Técnica Mista (talha em madeira, colagem e acrílica s/madeira)
40 X 84 cm
Esta peça integra minhas investigações teórico-práticas acerca do tema mínimos.

sábado, 1 de novembro de 2008

Bota Papai Noel



Estamos nos aproximando de mais um final de ano e da comemoração de mais uma data natalina. Esta é uma bota de Papai Noel que fiz em 1996 e que até hoje enfeita nossa casa!
Foi bordada em ponto cruz e o acabamento e o laço são de fita; os presentinhos são de tecidos variados envoltos em bloquinhos de isopor e amarrados com cordão dourado. Medidas: 45 x 35 cm.

Bruce Schwartz - autor das marionetes do filme "La double vie de Veronique"


Bruce Schwartz é o autor das marionetes do filme "La double vie de Veronique"


Veja apresentação no Muppet Show: http://www.youtube.com/watch?v=ATYayig0y-U

Do alto de tua morada forjas miniaturas do universo



Técnica Mista (talha em madeira, colagem e acrílica s/madeira)
30 X 72 cm
Esta peça integra minhas investigações teórico-práticas acerca do tema mínimos.